terça-feira, setembro 23, 2008

Desafio...

Boas Tardes!

É certo que há algum tempo que não "alimento" este espaço de consulta e intervenção aberto a os Travanquenses e outros.
Assim, gostaria de colocar à "discussão" as matérias de interesse para a freguesia, mas de uma forma diferente, ou seja, em jeito de desafio convido os nossos blogvisitantes a colocarem aqui as questões relacionadas com aquilo que entendem com interesse, e caso não o queiram fazer nas assembleias de freguesia quando presentes, que eu responderei no mais curto espaço de tempo possível.

Com amizade
Nuno Jesus

15 comentários:

Anónimo disse...

A publicação das actas, quer da Junta, quer da Assembleia, bem como de outros documentos, era uma das medidas que eu apreciava no "site" da freguesia. Digo era, porque vejo que já não o fazem. Não será possível voltar a fazê-lo? Não será possível, também, publicarem a toponímia completa da freguesia?
O "site" sem constante actualização deixa de ter interesse visitar. Por exemplo, todos os meses há actas para fazer e consequentemente para publicar.
"Era" uma boa medida...

Ribeiro disse...

Caro anónimo, convido-o para já, a não comentar por comentar! Se tivesse o cuidado de visitar o site, veria que foram recentemente publicadas as actas restantes da Assemb. de Freguesia (com excepção da de hoje, que colocarei logo que disponível).
Passe por lá... dê uma olhada e confira estas também!

José Ribeiro

Anónimo disse...

Tenho passado e já as tinha visto. Aliás, a última motivo de reparos nas "conversas de café".
E as da Junta? Para quando?

Anónimo disse...

Boas,
é uma VERGONHA que seja necessário vir no jornal que o cemitério está naquele estado....só não vê quem não quer e voçês não querem ver, principalmente o presidente que por lá passa muitas vezes e ainda não tomou medidas andam a brincar com as pessoas que votaram em voçês e que acereditaram (lol).
Mais uma coisa, de facto os comentários do sr. Presidente são lamentáveis quando diz "acho bem que se preocupem, mas caso tenham algum tempo livre deviam oferecer-se para ajudar". de facto tem bastante piada ah, ah, ah. TENHAM VERGONHA O POVO AOS POUCOS ESTÁ A ABRIR OS OLHOS

Anónimo disse...

Se vergonhosos são os comentários do Presidente, que dizer da cobardia de quem, a coberto de anonimato, liga para os jornais, e não tem coragem para dizer as coisas na cara? É assim tão difícil ir à Junta e reclamar ou falar com as pessoas do Executivo?
Muito bem respondido caro Nuno! Felizmente que ainda temos jornalistas sérios e que não o dito por não dito e consultam os visados nas acusações, para se poderem defender.
Se os empregados estão de férias, que querem que se faça? Vão para lá vocês, como disse o Presidente. O problema, é que se nem à vossa porta limpam a valeta, tomara no 'dos outros', não é? É muito melhor ir mandar bocas para o jornal, a ver se aparece alguém à vossa porta a limpar o que vocês sujam.
Sejam cidadãos! Dêem o exemplo!
Não atirem pedras e depois escondam a mão! Se toda a gente limpasse um bocadinho como eu faço, a freguesia estava limpa e os empregados podiam fazer coisas que realmente são necessárias!
Preocupem-se com coisas realmente importantes!
Caros amigos... continuação do BOM trabalho!

Um Anónimo, como os outros! :)

Nuno Jesus disse...

Caro anónimo das 9.28h, para estar em Lisboa a consultar o Blog é porque será talvez um imigrante interessado na sua freguesia. Honra-me bastante saber isso.
Quanto à questão da Cidadania, que invoquei na resposta ás questões que me foram colocadas pela jornalista que publicou a referência ao cemitério quero referir que nunca esteve tanto em cima da mesa como agora. Se V.a Ex.a fosse mais atento saberia porquê, e saberia que se aplicam na perfeição a si mesmo. Quanto ao Bom Povo de Travanca quero manifestar aqui a minha mais vigorosa reprovação ás suas declarações, essas sim vergonhosas e insultuosas, e isto porque o POVO DE TRAVANCA JÁ TEM OS OLHOS ABERTOS!

Anónimo disse...

já que é tema o que foi e bem colocado no jornal, aqui fica a minha opinião face a estes comentários (alguns desnecessários):
1º- de facto é lamentavel e vergonhoso que esteja o cemitério naquelas condições e deixem-me dizer que não é pelo funcionários da junta estarem de férias que serve de desculpa para aquele estado, esta situação já está assim à uns bons 3 ou 4 meses.

2º-relativamente a isto ter chegado aos jornais, acho perfeitamente normal isto até porque o jornal é um meio de comunicação para o bom e o mal, neste caso nem foi bom nem mal mas acho que foi uma maneira de se resolver este problema mais rapidamente, até porque este problema vai ser resolvido esta semana. Assim seja.
recordo ainda à uns perto de 8 anos, existia a crónica do carteiro num jornal do nosso conselho nunca foi comentado ou manistado desta maneira, talvez por não existir este blog.

3º- a pessoa que falou em limpar as portas de casa, penso que é evidente que ninguém quer ter "lixo" à porta de casa e também não é da competência da junta limpar (salvo raras excepções), o que a junta tem de limpar são as valetas das ruas até porque é o que têm feito, nada mais.

3º- Sr. Presidente, o facto de este problema estar agora mais que nunca em cima da mesa, gostaria que a sua insinuação para alguém, ao dizer que esta se aplica bem a si mesmo, fosse partilhada por todos, porque nem todas as pessoa têm disponibilidade de ir às Assembleias de Freguesia e por vezes não entendem as indirectas que são dadas...
Agora uma coisa é certa, todos nós estamos a atravessar tempos dificeis, por isso penso que o pouco dinheiro que exista deve ser poupado e aplicado no que é essencial à freguesia.

4º De facto quando alguém comenta que o povo já tem os olhos abertos, em meu entender é alguém a quem talves tenha prometido alguma coisa e não cumpriu e agora está a cobrar....

cmpts

Anónimo disse...

Aqui está mais um anónimo sem nome :).
Caro presidente e restante executivo continuem o bom trabalho que estam a fazer, continuem com esse empenho e já agora comecem a equacionar em se recandidatarem.
Quanto ás bocas infelizes desse "lisboeta" ( lol ) só podem ser sem duvida alguma aquelas famosas dores de cotovelo desde a vossa eleição e preparesse "lisboeta" vão continuar... o sr.Nuno está a demonstrar e muito bem que não é preciso ser empreiteiro para se ser presidente de junta... pelo menos de abrir estradas em terrenos próprios com dinheiros publicos não podem ser acusados.
Se o sr. "lisboeta" tivesse no sitio o que nós sabemos devia ter lutado, falado, denunciado todas as irregularidades dos mandatos dos "empreiteiros" mas talvez também tenha "mamado".....
Bem hajam..... a saga continua...

Nuno Jesus disse...

Boa noite a todos!
Logicamente , e em face dos comentários aqui debitados, que eu não vou alimentar polémicas pois não é esse o meu papel. Nunca foi e não será porque sempre tentei ser conciliador e não divisor. Respeito todas as opiniões e esse respeito que tenho por todos permitiu que criasse um "filtro" que faz com que sinta eventual incomodo apenas com as declarações de quem eu quero.
Caros anónimos, permitam-me que reafirme, sem rodeios, que a Cidadania e o gosto pela Coisa Pública, que referi no comentário anterior, estão cada vez mais em cima da mesa pois com as dificuldades e a dinâmica própria da nossa sociedade isso assim se impõe. Todo e qualquer cidadão deve dar o seu contributo para o desenvolvimento da sua comunidade e não estar à espera que outros resolvam aquilo que todos e cada um podem assegurar por si próprios. Logicamente que um dos contributos possíveis é a crítica mas será sempre um grande contributo se o for de forma construtiva. Assim, porque não desafiar todos os anónimos e outros a apresentarem propostas concretas relativas ás situações já aqui afloradas?
Aguardo.

Cumprimentos a todos.

Ribeiro disse...

Boa noite a todos,

aproveitando o repto do Nuno, bem como o deixado por um anónimo noutro post, quero deixar aqui também a minha opinião.

Caros amigos, a junta tem presente quais as maiores necessidades da freguesia no contexto da sua actuação (vamos esquecer coisas como saneamento, água... isso não é nossa competência), o que é preciso para as resolver e lógicamente, como as resolver, na nossa maneira de ver!
Como em tudo e para tudo, poderá haver duas opiniões, e é aí que quero chegar e faço minhas as palavras do Nuno.
Vamos pegar num exemplo concreto.
A JF está à espera há várias semanas, que o Sr. Presidente da CMOAz envie para Travanca umas máquinas para um alargamento. Mais uma vez, vamos esperando, esperando...
Para a população, aparentemente não estamos a fazer nada... mas estamos, e não é pouco! Mas, já agora, que mais querem que façamos, depois de nos prometerem as máquinas? Vamos gastar o pouco que temos, quando a obra poderia ser feito por quem tem a obrigação e os meios para o fazer? Se calhar vamos ter de o fazer, pois esgotou-se a paciência... mas acham bem? Esses milhares de euros serviam por exemplo para equipar o parque infantil para as nossas crianças! Acham bem que o façamos? Que alternativas temos?

É mais ou menos isto que gostávamos de ver aqui discutido. Falar de coisas concretas, propor soluções, apontar o que está bem, mas também o que está mal, mas de forma construtiva, pois só assim estaremos a contribuir para uma causa que nos une e é comum, Travanca!

Como este, há muitos mais exemplos de promessas na gaveta...

Um abraço

José Ribeiro

Anónimo disse...

"Efectivamente as promessas são muitas e as realizações muitos poucas" (30-09-2008 22:00)

Queria pedir ao sr. Presidente que enumere, então, umas e outras para ficarmos a saber. Ficaremos do seu lado certamente.
Que é isso de ir para as assembleias (não me refiro ao sr.) "declarar" votos de louvor por mesquinhices, até por obras não realizadas? Mas onde estamos? Que parvoíces são essas? Votos de louvor para ali, votos de louvor para acolá... e o que é bom? Onde está? Demagogia...
Faz-se apelo à "crispacia", à "guerra", mas que é isto? Em século estamos? Machados de guerra, francamente...
Como o próprio afirmou, o sr. Presidente é um aglutinador e não um divisor.
Reivindicar sim, mas com diplomacia, com senso, com equidade, acima de tudo e sobretudo com razão. A razão, a justiça, tem de prevalecer à "crispacia", à "guerra".
O SR. Presidente tem a razão.
Use-a.
"TRAVANCA POR RIBA"
Um abraço

Anónimo disse...

Caro amigo,

acho que não percebeu, ou então eu é que percebi mal.
O que se disse por aqui, é que o que esta junta tem feito nestes últimos anos, foi isso mesmo!
Reivindicar com diplomacia, com senso, com equidade, acima de tudo e sobretudo com razão... e onde é que isso nos levou?
Não há mês que não haja uma inauguração de alcatrão numa qualquer freguesia... e em Travanca? Pelo que li, a que houve foi a junta que pagou! Isso não acontece nas outras e tem de acontecer em Travanca porquê?
É isso que se está aqui a dizer, é que (infelizmente) chega de bom senso, temos de nos fazer ouvir e reivindicar junto desse sr. que já se esqueceu, que apesar da junta ser de outra cor, (mais uma vez infelizmente) ele ganhou as eleições em Travanca!

Tenho dito!

Anónimo disse...

no dia 29 estava em Lisboa sim senhor. E agora onde estou?
Em vez de lisboeta sou???? O que sou?? Arabe?

Anónimo disse...

Agora onde estou????
É dificil saber?

Pois.

Ribeiro disse...

Caro amigo...

Bon voyage und gute Rendite! ;)